cadastro ambiental

O Cadastro Ambiental Rural é uma inscrição eletrônico podendo ser feito por todo o território nacional no órgão ambiental competente. Esse registro é obrigatório para os imóveis rurais.

O Cadastro Ambiental Rural, com sigla CAR, funciona como um auxilio no processo de fazer regularização ambiental das propriedades e das posses rurais. É um levantamento de todas as informações referentes a imóveis que tenham delimitação com Áreas de Proteção Permanente, áreas de utilidade pública e interesse social, Reserva Legal e áreas remanescentes de vegetação nativa.

Tem o objetivo de fazer um mapa digital para calcular os valores das áreas para realizar um diagnóstico ambiental.

Não é um documento que faz comprovação fundiária, mas sim um documento declaratório referente a situação ambiental da sua propriedade.

Como fazer o Cadastro Ambiental Rural

É feito apenas pelo computador. Veja a seguir o passo a passo para realizar o cadastro:

  1. Primeiro, entre na página do CAR, o link de acesso é: http://www.car.gov.br/#/ .
  2. Agora, é necessário baixar o programa Módulo de Cadastro e fazer a instalação em seu computador. Primeiro, escolha o estado onde fica o imóvel e aceite os termos de uso, então escolha o programa de acordo com o seu sistema operacional.
  3. Baixe também as imagens de satélite. Pode ser imagens da internet ou aquelas que já estão armazenadas no disco. Selecione o estado do imóvel e a cidade e clique em baixar. Essas imagens precisam ser instaladas no programa já baixado do Módulo Cadastro.
  4. O próximo passo é cadastrar o imóvel. Vá na opção de cadastrar imóveis e escolha qual tipo de imóvel será feito o procedimento. Faça a identificação do responsável pelo cadastramento, coloque todos os dados e outras informações sobre a identificação do possuidor ou proprietário. E, por último, responda o questionário com informações complementares sobre o imóvel. Por fim, finaliza e guarde o protocolo.
  5. Depois de ter feito todo essa inscrição, vai ser necessário enviar para o SICAR para receber o recibo de inscrição CAR. Para isso, selecione gravar para enviar. Salve o arquivo e envie. Em seguida, você vai receber uma mensagem confirmando que deu tudo certo.

Dicas sobre Cadastro Ambiental Rural

Algumas dicas sempre são úteis para entender melhor como funciona o Cadastro Ambiental Rural. Veja algumas delas:

  1. É um Cadastro obrigatório para todos aqueles que possuem imóveis rurais, sejam eles públicos ou privados. O proprietário deve preencher os campos exibidos.
  2. Os pequenos produtores rurais também precisam fazer o prcesso.
  3. Não há necessidade de contratar um profissional para fazer o Cadastro Ambiental Rural. Pode ser feito em casa e sozinho. Caso precise, pode procurar ajudar no Senar ou em sindicatos rurais.
  4. Após ser feito e ser validado as informações colocadas no Sistema, vai ser gerado um demonstrativo de como está a situação do imóvel.
  5. Caso o proprietário não faça o Cadastro Ambiental Rural, pode sofrer multas, advertências ou sanções.  Além disso, não poderá mais receber nenhum tipo de autorização ambiental e crédito rural. Por isso, é bastante importante fazer o passo a passo de forma correta.
  6. Se você precisa que outra pessoa cadastre em seu nome, é necessário colocar uma procuração no local certo para isso. Os formatos de arquivo aceitos para essa procuração são: JPG, docx, doc ou PDF.
  7. Não precisa ser feito de uma vez só. É possível salvas as informações já inseridas e depois continuar do momento onde parou.
  8. Os dados inseridos podem ser alterados antes ou depois de enviar.

Site para a realização do Cadastro Rural

Para fazer a realização do Cadastro Ambiental Rural é preciso fazer o procedimento no seguinte site; http://www.car.gov.br/#/ ou em sites de órgão do próprio estado onde está localizado o imóvel, que tenham um sistema integrado com o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural.

Documentos

Os documentos necessários para fazer o Cadastro Ambiental Rural são:

  • Documento comprovando a posse da propriedade
  • Área da propriedade, que está localizada no documento que comprova a posse ou na matrícula.
  • Endereço do imóvel
  • Número do IPTU, se tiver
  • Número do CIR
  • Nome, CPF e e-mail dos proprietários do imóvel em questão

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