plantar arruda

A arruda é uma planta que pode chegar até 1 metro de altura. É aromática e suas folhas e frutos são bastante utilizados para temperar saladas, sopas, queijos, peixes e carnes. Além disso, podem ser usados para dar sabores diferenciados para bebidas alcoólicas, especialmente o vinho. Porém, tem um gosto amargo que pode não agradar a todos os paladares.

Em grande quantidade, a arruda pode ser tóxica. Portanto, é importante saber dosar o tanto necessário para a alimentação.

A arruda também pode ser usada para fins medicinais, para repelir insetos e outros animais, como ratos, gatos e cachorros e pode ser usada como planta ornamental. Tem flores amarelas que são usadas como alimento para as abelhas.

Plantio de arruda

O plantio da arruda pode se dar por 3 formas: por estaquia, por divisão de plantas já desenvolvidas ou por meio das sementes.

Caso seja feito por sementes, devem ser colocadas em local definitivo ou mesmo em sementeiras, desde que estejam em uma profundidade de 0,5 cm. A germinação da arruda dura entre 1 e 3 semanas. Quando forem plantadas nas sementeiras, devem ser movidas para o solo quando as mudas estiverem com em torno de 10 cm de altura.

Quando os ramos das plantas forem desenvolvidos de forma correta e bem, podem acabar por se enraizar de forma natural quanto estiverem em contato com o solo. Dessa forma, as plantas que já são mais antigas, podem ser divindades. Os ramos, quando saudáveis, podem também ser cortados e enterrados de forma parcial para poderem se enraizar e, assim, forma novas plantas.

Essa planta pode ser cultivada em jardineiras grandes e vasos. Dessa forma, é uma escolha de quem vai plantar e usufruir dela. Vai depender também do espaço que você possui para a plantação. A arruda vale a pena sim ser cultivada.

Solo para plantio

A arruda é considerada como uma planta resistente, pois pode ser cultivada nos mais diversos tipos de solo, incluindo alguns levemente ácidos, que não sejam muito férteis e até mesmo em solos pedregosos. Porém, deve, de preferência, ser cultivada em solo do tipo calcário, com pH de 7 até 7,5 e solo bem drenado.

O clima pode também ser diversificado, pois a arruda consegue aguentar os mais diferentes tipos de clima, ainda que nas temperaturas amenas tenha os melhores resultados. Temperaturas entre 4 graus Celsius e 30 graus Celsius são as mais ideais para o bom crescimento da arruda.

Irrigação

Enquanto a arruda ainda é uma muda, deve ser irrigada com frequência. Mais tarde, quanto já estão melhor desenvolvidas, ela consegue ficar sem irrigação por uns dias, consegue tolerar períodos curtos de seca. Então, pode ser irrigada de forma esparsa. Isso acontece para que o solo posso secar melhor na superfície entre as irrigações, pois a planta pode ser prejudicada se houver um excesso de água no solo.

Portanto, é importante prestar muita atenção no tamanho da arruda, para fazer a irrigação de forma correta.

Luminosidade

A arruda pode também se adaptar de duas formas quanto a luminosidade. De preferência, seria ideal que essa planta tivesse luz solar direta, pois assim seu crescimento é melhor. Mas, pode tolerar uma sombra parcial. Porém, em nenhuma hipótese, deve ficar somente na sombra, pois seu crescimento seria muito atrapalhado, muitas vezes, nem se desenvolvendo.

Cuidados com ao plantar arruda

Para que a arruda cresça com saúde, é necessário tirar de perto outros tipos de plantas invasoras, pois elas vão roubar os nutrientes e recursos de que a arruda necessita.

Um cuidado necessário é saber em, quando entra em contato com a pele, a arruda pode causar fitofodermatose. Dessa forma, é melhor que seja plantada em locais em que não há risco de que as pessoas possam esbarrar nela sem querer, além disso, sempre que for lidar com a planta, é preciso se proteger, e usar luvas e roupas adequadas, tomando o devido cuidado com todas as partes do corpo que podem entrar em contato com ela, principalmente nos dias ensolarados.

Portanto, sempre que for necessário manusear ou cortar a planta, tome cuidado com seu corpo e use roupas que possam cobrir todas as partes dele.