Originário da Ásia, o manjericão é uma planta aromática muito utilizada na culinária (suas folhas tem a capacidade de realçar o sabor dos alimentos) italiana e alguns pratos da cozinha asiática.

Com propriedades antissépticas, calmantes e expectorantes, o manjericão é muito utilizado também na medicina alternativa, para o tratamento de enfermidades do pulmão, distúrbios do sono e problemas de digestão.

Plantio do manjericão

O plantio do manjericão pode ser realizado diretamente no local onde ficará sua horta, caso você viva em um ambiente com clima quente ou em pequeno vasos ou copos feitos de papel e com altura de 10 centímetros e diâmetro de 5 centímetros.

Quando plantadas nestes recipientes temporários, o manjericão deve ser transportado para seu local definitivo quando a planta alcançar de dez a quinze centímetros de altura e apresentar seis folhas.

Saiba como plantar Tomilho

Para que não seja afetada pela geada (nas regiões mais frias) ou pelas baixas temperaturas do inverno, a recomendação é de que o plantio do manjericão ocorra em meados da primavera ou no final da estação das flores.

Solo

O solo ideal para o plantio do manjericão deve ser bem drenado (sem acúmulo de água), leve, fértil e rico em matéria orgânica. Caso o solo onde pretende plantar o manjericão esteja “pobre”, recorra a adubos (orgânicos ou sintéticos), para melhorar a fertilidade da área. Em geral, o manjericão tolera bem as diferentes variações do ph do solo. Para permitir que seu desenvolvimento ocorra de forma saudável é preciso corrigir a acidez da área apenas quando esta for extrema.

Entenda os benefícios da azeitona preta para saúde

Luminosidade

Para que se desenvolva adequadamente, o manjericão precisa de muita luz solar. Ou seja, durante seu desenvolvimento, a recomendação é de que a planta seja colocada em contato direto com a luz por longos períodos do dia.

O período recomendável para que o manjericão se desenvolva bem é de oito a dez horas durante o dia. Para aproveitar todo o potencial do sol sob a planta, procure plantar o manjericão em uma área onde o sol “bata” com bastante força e por muito tempo (quase o dia todo seria ideal).

Irrigação

Para que se desenvolva bem e atinja o tamanho adequado, a recomendação é que o solo onde o manjericão for plantado seja irrigado com frequência (de duas a três vezes por semana, dependendo da incidência de raios solares). Esse cuidado é importante para que a área permaneça sempre úmida.

Entretanto, cuidado com a quantidade de água empregada durante a irrigação. Água em excesso pode matar a planta (evite deixar que o líquido se acumule no solo, encharcando a semente), mas falta de água também (o manjericão não se desenvolve bem em solos extremamente secos).

Cuidados

Atingindo de 30 cm a 1,5 m, o manjericão se desenvolve melhor em ambientes cuja temperatura seja de 18 graus. Em casos de temperaturas mais baixas, a recomendação é que seja usada uma estufa, para não prejudicar o desenvolvimento da planta.

Em locais com clima quente, o manjericão pode ser plantado o ano sem o uso de uma estufa. Já em áreas com climas muito frios, a recomendação é que essa técnica seja utilizada, para não prejudicar o desenvolvimento da planta.

Para evitar que a terra fique encharcada durante a irrigação do manjericão, coloque a água com cuidado, aguardando que ela seja absorvida pelo solo antes de continuar a operação.

Mantenha o hábito de regar o manjericão de duas a três vezes por semana, e diminua esse intervalo em dias muito secos ou se o local onde você deixou a planta receber luz solar forte por longos períodos do dia.

Quando bem desenvolvido, um pé de manjericão pode alcançar até um metro de altura. Para colher o manjericão sem prejudicar o crescimento da planta é recomendado esperar até que esteja bem desenvolvida.

O período ideal para realizar a colheita do manjericão é de 60 a 90 dias após a semeadura. Além das folhas, as flores produzidas pela planta podem ser consumidas. Porém, alguns agricultores recomendam a retirada das flores para permitir o melhor desenvolvimento e maior crescimento do manjericão.

Para que as receitas preparadas com manjericão conservem o aroma da planta, a recomendação é de que as folhas sejam retiradas pouco tempo antes da preparação dos alimentos.

Foto: https://www.healthline.com/nutrition/basil