Originário na região que compreende o oeste da Europa ao sudeste da Itália, o tomilho é uma planta aromática com folhas pequenas e flores brancas ou rosadas. Além da capacidade de harmonizar com pratos elaborados à base de carnes cozidas, molhos e atum, o tomilho é muito popular por suas propriedades homeopáticas.

O tomilho possui propriedades antissépticas, o que torna muito popular no tratamento de infecções pulmonares. A infusão preparada com a planta ajuda ainda no combate à inflamações de garganta, a febre do feno e auxilia também na eliminação de parasitas, graças à sua capacidade vermífuga.

O uso do tomilho ajuda ainda no combate à acne, dores reumáticas, infecções causadas por fungos e alivia a coceira causada pelas picadas de insetos.

Dentre as espécies de tomilho existentes, as mais cultivadas são: o tomilho comum (cujas folhas são consumidas secas), o tomilho-cítrico ou tomilho-limão (consuma suas folhas ainda frescas), tomilho-alcarávia e o tomilho rastejante.

Plantio do tomilho

O tomilho se adapta bem a praticamente todo tipo de clima, tolerando tanto temperaturas baixas quanto altas (na faixa de 4 a 28 graus). Porém o condimento tem dificuldades em se desenvolver em regiões cujo clima é muito úmido.

O plantio do tomilho pode ser realizado com a utilização de duas técnicas: semeadura ou a divisão por estaquias ou touceiras.

Leia também:

Na semeadura, as sementes de tomilho podem ser colocadas diretamente no lugar onde a planta permanecerá durante toda a sua vida. Para atingir melhores resultados na utilização desta técnica, a recomendação é de que se utilize uma semeadeira ou copinhos de papel.

Quando as mudas apresentarem quatro folhas estas deve ser transplantadas para seu local definitivo. Na semeadura, a germinação das sementes leva até três semanas.

Já no emprego do plantio por estaquias são cortados ramos de plantas adultas. Esses ramos devem ser mergulhados em um copo com água limpa até que comecem a surgir raízes. Em seguida, plante o tomilho em seu lugar definitivo ou em vasos.

Para que o tomilho se desenvolva adequadamente, é importante respeitar o espaço entre cada uma delas, de quinze a vinte centímetros de distância.

Solo

Para que o tomilho cresça forte e saudável, o solo onde a planta ficará deve ser bem drenado (sem o acúmulo de água), leve e fértil. O tomilho se desenvolve bem com diversos tipos de ph de solo, porém seu crescimento alcança níveis excelentes em áreas de ph alcalino. O tomilho também tem bom desenvolvimento em solos pedregosos e/ou arenosos.

Luminosidade

Para que se desenvolva adequadamente, o tomilho precisa de bastante luz solar. Ou seja, durante seu desenvolvimento, a recomendação é de que a planta seja colocada em contato direto com a luz por longos períodos do dia.

O período recomendável para que o tomilho se desenvolva bem é de quatro a seis horas de exposição ao sol durante o dia. Para aproveitar todo o potencial da energia solar sob a planta, procure plantar o tomilho ou transplantá-lo para uma área onde o sol “bata” com bastante força e por muito tempo.

Irrigação

Para que se desenvolva bem e alcance o tamanho desejado, o solo onde o tomilho for plantado deve ser mantido levemente úmido, mas sem acúmulo de água. Quando as plantas já se desenvolveram, não haverá prejuízo para seu crescimento caso a superfície do solo onde estão seque entre as regras.

Porém, durante seu crescimento, é fundamental que o solo onde o tomilho for plantado esteja sempre úmido, para permitir que a planta se desenvolva favoravelmente.

Cuidados

Embora possa ser cultivado por longos períodos, a produtividade do tomilho se tornará maior se a planta for renovada a cada dois ou três anos. A ausência deste cuidado faz com que o tomilho se torne lenhoso, não fornecendo tantas folhas quanto em seu período áureo.

As folhas do tomilho podem ser colhidas em um período de 60 a 90 dias depois de plantada. Para aproveitar o máximo dos óleos presentes no produto, a recomendação é de que a colheita ocorra depois da floração. As flores também podem ser utilizadas como condimento, contribuindo para tornar o sabor dos alimentos produzidos ainda mais marcante.

Para destacar o gosto do tomilho na culinária, o ideal é deixar as folhas secarem antes de adicioná-las na comida.